quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Horário de Aula

Dia 18/11/13 haverá aula de reforço na escola as 15 horas.
OBS:Se no dia 18 estiver chovendo a aula será cancelada.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

COMO MANUSEAR UM MICROSCÓPIO ÓPTICO

1. Acender a lâmpada do sistema de iluminação.
2. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva de menor aumento (4X).
3. Tomar a lâmina com a lamínula para cima e colocá-la na platina, prendendo-a com as presilhas.
4. Com o parafuso macrométrico, elevar a platina ao máximo, observando para que a objetiva não toque na lamínula, pois poderá quebrá-la. 
5. Focalizar a preparação para a obtenção de uma imagem nítida, movimentando o parafuso macrométrico e abaixando a platina até que se possa visualizar a imagem. 
6. Aperfeiçoar o foco com o parafuso micrométrico.
7. Colocar a região do preparado que se quer ver com maior aumento bem no centro do campo visual da lente.
8. Movimentar o revólver, colocando em posição a objetiva de 10X (aumento médio). 
9. Repetir o procedimento do item 6.
10. Colocar a objetiva de 40X (maior aumento) em posição e repetir o item 6.



Observações
1. A imagem proporcionada pelo M.O. é aumentada, virtual e invertida em relação ao objeto examinado.
2. Calcula-se o aumento da imagem obtida ao M.O. multiplicando-se o valor do aumento da ocular pelo valor do aumento da objetiva.
3. Campo microscópico é a área da preparação que se está observando ao M.O. Quanto maior o aumento da imagem, menor é a abrangência do campo.
4. Em virtude do último item, sempre se inicia a observação ao M.O. com uma combinação de lentes que proporcione o menor aumento, a fim de se ter uma visão panorâmica da região que se quer observar com maior aumento.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Aula de Reforço

Hoje dia 28/10/13 haverá aula de reforço na escola as 15 horas.A matéria será o capitulo 8 do livro didático.A intenção dessa aula é dar uma revisão para a prova de recuperação paralela.

sábado, 26 de outubro de 2013

Peças do Microscópio e suas Funções



300px-Optical microscope nikon alphaphot.jpg1. Lentes oculares 2. Revólver 3. Lentes objectivas 4. Parafuso macrométrico 5. Parafuso micrométrico 6. Platina 7. Foco luminoso (Lâmpada ou espelho) 8. Condensador e diafragma 9. Braço

 Componentes mecânicos
  • pé ou base – apoio a todos os componentes do microscópio
  • braço – fixo à base, serve de suporte às lentes e à platina
  • platina – base de suporte e fixação da preparação, tem uma abertura central (sobre a qual é colocada a preparação) que deixa passar a luz. As pinças ajudam à fixação da preparação. A platina pode ser deslocada nos microscópios mais modernos, nos antigos tinha que se mover a própria amostra, segura pelas pinças.
  • revólver – suporte das lentes objetivas, permite trocar a lente objectiva rodando sobre um eixo
  • tubo ou canhão – suporta a ocular na extremidade superior
  • parafuso macrométrico – permite movimentos verticais da grande amplitude da platina
  • parafuso micrométrico – permite movimentos verticais lentos de pequena amplitude da platina para focagem precisa da imagem
Componentes ópticos
  • condensador – sistema de duas lentes (ou mais) convergentes que orientam e distribuem a luz emitida de forma igual pelo campo de visão do microscópio
  • diafragma – regula a quantidade de luz que atinge o campo de visão do microscópio, através de uma abertura que abre ou fecha em diâmetro (semelhante às máquinas fotográficas)
  • fonte luminosa – actualmente utiliza-se luz artificial emitida por uma lâmpada incluída no próprio microscópio com um interruptor e algumas vezes com um reóstato que permite regular a intensidade da luz. Os modelos antigos tinham um espelho de duas faces: a face plana para reflectir luz natural e a face côncava para reflectir luz artificial.
  • lente ocular – cilindro com duas ou mais lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva, formando uma imagem virtual mais próxima dos olhos do observador. As oculares podem ser de diferentes ampliações sendo a mais comum de 10x. A imagem criada pela ocular é ampliada, direita e virtual.
  • lente objetiva – conjunto de lentes fixas no revolver, que girando permite alterar a objectiva consoante a ampliação necessária. É a lente que fica mais próxima do objecto a observar, projectando uma imagem real, ampliada e invertida do mesmo. As objetivas secas, geralmente com ampliação de 10x, 40x e 50x, são assim designadas porque entre a sua extremidade e a preparação existe somente ar. As objetivas de imersão (ampliação até 100x), pelo contrário, têm a sua extremidade mergulhada em óleo com o intuito de aumentar o poder de resolução da objectiva: como o índice de refracção de óleo é semelhante ao do vidro o feixe de luz não é tão desviado para fora da objectiva.

Organelas e suas Funções

1x1.trans Resumo sobre as Organelas Citoplasmáticas   Nomes, Funções e Tabela
OBS:O Complexo de Golgi também tem a função de produzir grandes açúcares(polissacarídeos).

Citoplasma

Citoplasma é uma palavra formada por kytos (grego) que significa célula e plasma que significa dar forma.
É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.

As substâncias que fazem parte do hialoplasma são água, como principal componente e proteínas. Em concentrações menores temos açúcares, aminoácidos, sais minerais e outras substâncias.

Microscópio Óptico

Bem Vindos

Esse blog foi criado para publicar conteúdos e fotos das aulas de reforço de Biologia feitas pelos alunos monitores do professor José Antonio Paniagua.